sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tradicionalistas e o voto no Tiririca. Só eu não entendi essa parte?

Dando uma olhada pelas coisas que circulam a respeito do Movimento na internet, uma me pegou de surpresa: a comparação da votação para Presidência do MTG com o número de votos que o Tiririca recebeu e a indagação referente ao fato de isso ser protesto ou não. O debate é levantado pensando no caso de todos os tradicionalistas com cartão pudessem votar no Congresso, e refletindo se os votos pro Tiririca Man foram ou não votos de protesto. Então se questiona como os tradicionalistas votariam sob protesto. Ou eu não entendi essa parte eu entendi assim... Só consigo pensar numa coisa... Suscitar a questão é valer-se uma premissa lógica: Se há protesto, há motivo pra protestar. Historicamente*, as populações humanas só se manifestam contrárias aos seus "líderes" (leia-se políticos) quando estes interferem - ou deixam de interferir - em suas vidas gerando aspectos negativos. Os protestos podem não ser pela ausência de um elemento, mas pela configuração do outro. Se "Pão e Circo" funcionou em Roma por 200 anos, penso ser pq lhes supria as necessidades. Mesmo que nos soe algo meio simplório. Hoje, sem pão. Como sempre, fica a dica... Relembrando posts passados, sempre achei o implícito (quase explícito) muito mais interessante. *Obs.: Me sinto no direito de fazer considerações sobre História por estar me formando, daqui 2 meses, em História (rá!), Licenciatura Plena e Bacharelado. Pela Universidade Federal de Santa Maria. Pelo menos da minha formação - e da qualidade dela - ninguém há de duvidar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário