segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Revival: O ENART 2010

Seus prós e contras. Sim, teremos prós! Pra não dizerem que eu só falo mal do mundo... Hehe! Este post chega mais de mês atrasado, sim, eu sei... Mas neste pré-congresso, é uma hora boa pra ele acontecer. E também pois as coisas estão mais tranquilas pra mim, agora que estou formada. Hoho! Bom, vamos rememorar...
Os prós do ENART 2010
1 - Ahhnnn... Por onde começo... Hum... Ah, sim: ENART é sempre ENART! Uma linda festa de cultura e de arte. Só o fato de ser promovido anualmente é digno de louvor, de fato. Pode ser melhor promovido, de fato [2]. Mas sim, ENART é ENART! Um espetáculo protagonizado por aqueles que sobem nos palcos e por aqueles que sentam nas arquibancadas! São os grandes agentes desta magia! Parabéns à cada artista e ao público! Juntos fazem com que o ENART tenha sentido! 2 - A transmissão pela internet. Sei que tiveram dificuldades, mas a iniciativa é excelente e tende a melhorar. Parabéns aos que fizeram essa idéia dar certo! 3 - A ampliação da praça de alimentação. Facilitou bastante o aumento do espaço... 4 - As televisões com transmissão ao vivo no parque. Muito bom pra quem não quer perder nada mas precisou esticar as pernas, comer algo e tomar um ar lá fora. Sugestão: Substituir as televisões por telões com áudio, deve sair mais em conta e fica mais fácil de assistir. Não é uma crítica, é uma sugestão! 5 - A Vitória do Juventude e o 2º lugar do Rancho! Pela primeira vez o ENART aclama 2 campeões! Achei merecidíssimo! 6 - O púúbliiico... Fez um baita ENART! Repito, a arquibancada do ENART é mágica! 7 - As inovações dos grupos estão demais! A torcida do Ronda e o contexto com a poesia é sem palavras! As músicas do Juventude são as melhores! O Rancho com 24 pares é o que há! Parabéns pela determinação e criatividade! Obs.: Digo essas inovações, as inteligentes e culturais...
Os contras do ENART 2010
1 - Tá, por onde começo de novo? Ja sei, pelo começo de todo o concorrente de 2010: O CREDENCIAMENTO! É como eu digo... "idéiadegirico.com". Filas gigantes, demora, confusão... E o sistema não funcionou como devia. Nem preciso falar muito do credenciamento, a novela foi coletiva, estilo novela mexicana. Ninguém merece... 2 - O palco da gaita / solista masculino / conjunto instrumental. Santa confusão... Ninguém sabia explicar o que que era onde, povo perdido, etc etc... 3 - O entrevero. Tá, um bom ENART tem que ter entrevero, claro. Mas precisa ser dezenovemilquinhentasedoze barraquinhas vendendo entrevero? Acho que a concessão daquele espaço da praça de alimentação poderia ser melhor avaliado... Melhor distribuído, enfim... 4 - Sobre a Força B (meu calo, meu palco):
Iniciamos com a arquibancada. Diminuta... Tinha gente em pé em todos os horários. Segundo... Conheço de vista a prenda avaliadora de indumentária, mas não a conheço pessoalmente nem quero julgar suas qualidades ou defeitos. Apenas acho que ela não exerceu a função que lhe fora destinada com competência. Explico... Nosso instrutor usara a mesma pilcha em seus grupos... No nosso teve desconto, em outros não. Não descontou do nosso gaiteiro (também com a mesma pilcha tooodo o sábado) a indumentária que usava, e descontou em outros grupos. Na inter, avaliada pela mesma, o instrutor teve o mesmo desconto... Ainda, na descrição da pilcha das prendas, diz: Anel, brincos e camaféu de pedras. Até aí tudo bem, não fosse o fato de que nós não usamos camaféu. De nenhum tipo. Falta de atenção... O que é um requisito mínimo em sua função. Olha, depois que eu trabalhei no JuvENART e vi a Ilva avaliando indumentária, com toda a competência e atenção, o mínimo que eu espero é o mesmo dos que me avaliarem. Direito meu.
A ausência de blocos... Pq não usarmos o mesmo método para as danças? Pq não classificar 20, e apenas 15, se são mais concorrentes? Pois é, eu também não sei pq. O globinho do sorteio... Parece bobagem, mas eu e o Chico (posteiro do grupo) ficamos mais do dobro do tempo normal do sorteio pra conseguirmos nossas 3 danças. As bolinhas caíam de 2 em 2 quando não caíam todas... Até as moças que faziam o sorteio reclamaram. Parece bobagem, mas são segundos preciosos que um grupo perde antes de entrar pra dançar, e enquanto o sorteio acontece, a tensão só aumenta... O dvd... Não tem dvd da Força B de sábado. Só os de domingo... Mas sim, somos todos iguais.
5 - A apresentadora do resultado. Nunca, nunca, nuuunca tentem calar a boca do povo... Respeito à liberdade de opinião, isso sim. 6 - Com o devido respeito à figura máxima do MTG, o Presidente, mas o discurso do Seu Gress teve uma gafe histórica... Sim, a parte sobre "é só olhar pro lado que todos tomam mate e ninguém quer saber de cerveja", ou algo do tipo. Não parecíamos estar no mesmo evento... 7 - A cerveja. Porra, Kaizer é foda... Mesmo com a propaganda do Mano Menezes... 8 - Ausência de historiadores. No mínimo, tinha que ter um historiador para constar nas notas de entrada e saída, ou ainda, que avaliasse seu contexto. Teve coisa gritante de absurda por lá... E este conhecimento que acaba sendo absorvido é equivocado. Ou ainda, os grupos que tralharem com contexto histórico, mandem suas pesquisas antes, enfim, algo do tipo. Ah, quando eu falo historiador, eu falo dos de verdade, falo da minha profissão que sei que honro dignamente. Pq tem muita gente por ae que pega meia dúzia de livro, repete a mesma meia dúzia de autores e acha que é historiador. Vocês confiariam sua saúde à um médico que apenas leu uns livros? Dá na mesma... Respeito ao profissional de história, por favor. 9 - O atraso das finalistas individuais... Pelo menos aconteceu no palco de solista feminino no domingo. As primeiras a cantar se esconderam pra não serem chamadas... A menos os finalistas que tem compromisso em outros palcos, a finalíssima é uma chamada e pronto. Pq que ninguém se atrasa pra dançar? Isso é consideração ao concurso, às famílias e aos demais concorrentes. Isso deveria ser exigido... 10 - A declamação. Ah, sério que ninguém percebeu que a declamação DEMORA MAIS que os outros concursos? Gente... Ou começa sexta ou separa masculino e feminino... Sim, isso geraria um transtorno por causa do palco, então, começar na 6ª é a solução... 11 - Planilhas dos individuais. Nas danças, cada jurado avalia um item, confere? Pq não é assim nos individuais...? Deveria ter uma planilha pra cada item, com as descrições dos descontos, e mais de um avaliador por item. As danças chamam mais público, envolvem mais gente, mas não dão menos polêmica do que os individuais... Acho que as modalidades TODAS merecem ter a mesma consideração! Aí acaba com alguns descontos que ninguém entende... Quem nunca passou passou por aquela situação de: "jurado tal me deu 10 no mesmo item que o outro me deu 6,3"... Acabariam os descontos a la loca, aqueles de cabeça de jurado... Essas alturas, devo ter esquecido várias coisas... Mas enfim, é o que temos!
E mesmo com mais contras do que prós, eu acredito muito no ENART, na força de seus artistas e na força dos que o assitem. Ele há de ser melhor pensado ainda... Encerro com aquela que se tornou, pra mim, claro, a imagem mais sincera do ENART... Um pequeno instante, um breve momento que retrata a paixão, a luta e amor daqueles que passam anos lado-a-lado, se tornando irmãos, se unindo pra lutar por ideais iguais, e se doam à arte sem medidas...
Um beijo pra todos e um abraço assim, sincero...

4 comentários:

  1. Buenas...
    Parabéns pelos comentarios!!
    Bem diferente do q estamos acostumados a ler, mto justos e coesos!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre venho conferir, dar uma lida porque tenho certeza, partindo de ti, é verdadeiro, muito justo, correto... Concordo contigo, Love! Em pros e contras!

    Te amo! Parabéns sempre por esse teu DOM!

    Bj Lura

    ResponderExcluir
  3. Parabéns minha filha!!!!Que bom se todos os organizadores deste grande evento que é o Enart lessem os teus comentários,com certeza tudo seria "mais lindo" ainda.Digo isto porque sei da tua competência e sei o quanto tu ama o que fazes!!Continua lutando sempre pelo justo(é difícil hoje em dia,mas tomara que mais pessoas te acompanhem nesta jornada).tiamuuuu....

    ResponderExcluir