quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pré-Congresso Tradicionalista

Sim, eu falo. Porém, eu assino meu nome embaixo. Digo isto pois quero deixar beeeeem claro que este blog se chama tainavalenzuela pois ele expressa as MINHAS OPINIÕES PARTICULARES. Se eu quisesse expor minha entidade ele se chamaria dtgnoelguarany, o que não é o caso. E se eu não quisesse que as pessoas soubessem o que eu penso ou se me importasse por "fazer barulho", eu usaria um pseudônimo. Mas vivemos num país livre e nossa Presidenta defende toda e qualquer forma de liberdade de expressão. Recado dado, quero expor minhas reflexões sobre o próximo Congresso e os Congressos Tradicionalistas no geral. Para a tragédia pessoal de alguns, esse ano sou delegada no Congresso de novo. Mas quem vota nele não é a Tainá somente, é a representante de uma entidade, e eu, como tal representante, destino meu voto da forma como minha entidade prefere. Sou sua agente. Aliás, que bom se todo delegado tiver essa consciência. Não, não vou falar aqui das minhas preferências sobre chapa A ou B (quem veio aqui procurar por isso, lamento, não irá encontrar. Dê meia volta ou vá até o final se não tiver nada melhor para fazer), venho apenas divulgar meus sonhos dourados para nosso prezado Movimento Tradicionalista Gaúcho. São as MINHAS OPINIÕES, não enfiem tudo num saco. Se minha entidade aprova ou desaprova, pergunte à eles. Aliás, eu sou a favor que cada um deles pudesse votar. E de todas as entidades. Acredito mesmo que todo tradicionalista com cartão de entidade em dia com seus compromissos e maior de 16 anos deve ter direito a voto sim. Pq não? Medo da voz do povo? (Sempre digo: nunca queiram calar o povo... tsc tsc.) Este é, pelo menos na teoria, um país democrático onde todos são cidadãos. No MTG, podem exercer a cidadania do voto 2 ou 3 pessoas por entidade. É como se nas eleições pra Presidente cada cidade enviasse um representante, ou 2 ou 3. Maaara! Se todos tivessem direito ao voto, as preocupações das chapas (não só as de agora, as de todos os anos passados e futuros) seriam bem diferentes. Se todos pudessem votar, já ajudaria a combater esse sistema protecionista que eu acho tão feio. Prefiro aqueles que tem capacidade e metem o peito do que os que se protegem dentro de seu próprio poder (nossa, isso me lembra boas passagens históricas... Desde o poder Moderador do Pedrão até os AI´s... Mas são só recordações, nenhuma relação, claro). Ah, ouvi falar que este blog tem incomodado uns que outros. Eu digo: que bom. Sinal que tenho sido ouvida! Fico feliz, é o que posso fazer em meu nome e em nome de tantos que, felizmente, me abordam pra dizer: É isso aí! Mas vamos sobre o Congresso de Nova Petrópolis e meus sonhos dourados imediatos... 1 - Não ver prendas apenas desfilando maletinhas e pensando em pose de foto. Pq os últimos congressos, minha nossa... E não são só as "enfaixadas" não. Teve taaanto desfile que nem sei se algumas lembram dos ocorridos. Estarei lá, prendinha tb, com a minha maletinha tb, fazendo uma foto que outra tb, mas refletindo sobre o futuro do nosso Movimento. Vamos lá, gurias... 2 - Não ouvir "isso é preocupação do governo". Nossa, quando lembro que ouvi isso no Congresso de Canguçu (não me lembro da boca de quem) enquanto se debatia o tema anual, eu fiquei muito frustrada pensando... O que diz na Carta de Princípios mesmo? Sim, aquela parte do "Auxiliar o Estado..." Aaaah tá... 3 - Organização. Em Lagoa Vermelha o credenciamento foi uma luta... Não confirmavam o pagamento da nossa anuidade - que estava paga-, nos deram pasta errada, tinha que dar uma desfiladinha pra computarem os votos na plenária... Pequenos exemplos, claro. Apenas gosto de coisas organizadas. Mas não é mérito do Congresso, sou assim com meu quarto também. 4 - Ausência da politicagem barata. Vamos lá, consistência, propostas. Sem beijos e abraços vazios com um sorriso de apelo de "aprove isso, rejeite aquilo, vote no fulano". Ah, e que ninguém se diga "apolítico", pois lá estão todos envolvidos na política. Isso non ecziste (é assim que escreve?). Odeio falta de posicionamento. Pq eu digo o meu voto? Pq não é meu, sou só representante da minha cara entidade, e ela sabe muito bem o que quer para o bem do Tradicionalismo. 5 - Futuro do MTG: Ganhe quem ganhar, meus sonhos são quase simplórios: Regulamentos mais objetivos; Clareza nas avaliações de TODOS os eventos competitivos; Igualdade de condições às TODAS modalidades dos eventos competitivos; Consideração (que é mais que apoio) à TODAS entidades; Respeito à TODOS os filiados, independente da idade que tiverem e das atividades em que se envolverem. Sim, isso inclui o envio de planilhas e eu nunca vou me esquecer disso. Muitos problemas que euparticularmente aponto enfim estariam resolvidos... Mas de imediato é isso. Tecerei novas considerações após o Congresso, na torcida de voltar pra casa cheia de coisas boas pra escrever. Nos vemos em Nova Petrópolis ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário