segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

GAUDERIADA DA CANÇÃO GAÚCHA - 30 AN0S

Tanto sou apaixonada pelo nativismo e pelas coisas do nosso Sul que trabalhei com o tema na minha monografia e os festivais são meu trabalho de mestrado.

E a Gauderiada que, até onde me consta é o único dos festivais nascidos antes da década de 1990 que continua ininterrupto, tinha tudo para ter grandes momentos especiais na comemoração dos seus 30 anos.

Me ofereci, com todo o coração, pra trabalhar no resgate histórico do festival e fazer um material em vídeo para ser rodado no telão em algum intervalo de show ou na abertura do evento. Cheguei em Rosário, minha terra, apenas na 2ª feira. Consegui contato na 3ª com uma das pessoas que mais trabalha pra que este festival aconteça ano pós ano, que me disse que não haveria nada específico para os 30 anos. Esta tão importante pessoa me disse que eu poderia sim fazer este trabalho, que comecei a movimentar na 3ª feira mesmo. Rodei parte da cidade contatando pessoas, conseguimos o apoio da Master Telões que fez a filmagem sem custo algum (a filmagem que pude agendar apenas na 5ª feira), consegui fotos com o pessoal dos jornais daqui, que me cederam fotos sem me cobrar pela autoria delas e me dando todo o apoio.

Filmamos o pessoal então, 5ª de tarde. Contatei o Presidente da Associação (que eu não havia localizado antes) na 5ª, falei do trabalho e ele disse que tudo bem.

Consegui contatar várias pessoas para a entrevista, algumas não foram, não puderam ou não quiseram.

É sim um trabalho que poderia ter muito mais gente envolvida, mas o tempo era pouco e me restou, felizmente, ficar com aqueles que eram providos de boa vontade e entender os que realmente não puderam participar.

O pessoal da Master trabalhou nos arquivos de vídeo até quase meia noite de 5ª, me trouxeram aqui no Vô e trabalhei na edição deles toda a noite, até quase 6h. Passei os outros dias estudando o que deu tempo de estudar pra trabalhar nos textos do áudio. Juntei as fotos na Folha e na Gazeta na 6ª de manhã. Fui organizando o material no restante da manhã e no início da tarde...

Eu, o Guazina e o Kovalski gravamos o áudio na Marajá 16h, terminamos perto de 17h, peguei os arquivos e terminei o material antes do festival começar. São pouco menos de 25 minutos de vídeo...

Na 1ª noite, a Gauderiada Mirim começou depois de 22h. Não havia NADA passando no telão.
O Festival começou depois da meia noite, e o intervalo do festival para o show do Tchê Birosca Sertanejo Universitário Garotos foi de 39 minutos. Passaram os patrocinadores e, depois, o telão ficou sem nada rodando, apenas com a imagem do logo dos 30 anos.

Disseram que o vídeo ficaria para sábado. Aguardei...

Não rodou de novo. Fui me informar o que havia acontecido. No som, o rapaz informou que tinham avisado ele que o vídeo fora proibido de rodar. Procurei o pessoal... Alguns indignados com a proibição, outros tentando se esquivar de suas responsabilidades justamente com a proibição. O problema? VAIDADE, POLITICAGEM BARATA. Uns ficaram enciumados com as pessoas que ou estavam no vídeo ou que estavam sendo citadas.

De qualquer forma, avisaram: "domingo, vai passar..." (Intervalo para o show de César e Rogério: 30 inertes minutos).

Domingo, pelo que entendi, a polêmica foi grande quanto ao vídeo (quando eu faço algo sem querer polemizar, polemizam por mim.. Por favor...). Cheguei no parque e fui informada que ele não iria ser rodado. As desculpas encaminhadas foram várias (e sei que as "desculpas" não foram inventadas pela pessoa que veio me informar delas, pessoa que aliás admiro muito e tenho uma consideração gigantesca...): "O video ficou muito longo"; "o público vai cansar de assitir"; coisas assim.

Já tinha avisado do tempo pra outra pessoa, dessas que colocam o festival de pé, e por ele também não tinha problema. Sem contar que o telão ficou sem nada por um bom tempo....

Mas o problema foi ciúmes, ostentação... A valorização de pessoas filmadas ou pessoas citadas no vídeo que incomodou alguns dos atuais membros da Associação.
Será que entendiam por correto que não importa quem fez algo, importa dizer os nomes certos?

Não não... Tinha muito mais gente que eu queria ali e que não tive tempo de chamar, infelizmente. E então a aceitação seria muito pior... Mas fiz minha parte. Não vou ferir minha profissão pra inventar uma história que sirva pra agradar uns e outros.



Mas doeu... Doeu em mim, em minha mãe, em meu namorado, em meus amigos... 
Doeu a falta de consideração com algo que eles sabem que foi feito de todo o coração. 
Doeu ver que colocam em primeiro plano a preservação do ego ao invés da preservação da história. 
Doeu ver que o sentimento de vaidade foi maior que o sentimento de nativismo. 
Doeu perceber que valia mais a pena sustentar a ostentação do que sustentar o respeito.


E sei, sei que o problema não era comigo, nem de longe. 
Mas foi, de qualquer forma, com o que eu fiz. O meu trabalho foi desconsiderado e lhes digo, não tinha pretensão nenhuma. Nem é meu perfil. 
Eu gosto do que eu faço, entendem a sinceridade disso?
Eu amo a cultura do meu Estado, entendem a força disso?


E eu chorei, ah, como sempre... Cruzei meio parque chorando, sem querer demonstrar minha frustração, mas sem sentir nenhuma obrigação de escondê-la.


Sigo apaixonada pela Gauderiada, pela minha Rosário que em muito soube do trabalho feito e muito se indignou com o "vídeo proibido". Quem assistir, vai ver... Não tem nada demais. Quem ver, vai ficar procurando "o que que tem demais ali" pra este furdunço todo... E não vai achar.


Uma pena, acho que o público não ia ter se importado de esperar pelos shows e intervalos assistindo, pelo menos algumas partes, do dvd que eu havia montado.

Me resta agradecer o apoio de cada um e me desculpar com estes mesmos, que tanto mobilizei pra que me ajudassem.

Mesmo assim, a Gauderiada valeu a pena como sempre. 
Linda e excelente estrutura, bom shows (com exceção do Tchê Coisa na 6ª feira, que, se fosse em outro evento, até que tudo bem, mas aquilo lá e Gauderiada não tem fundamento nenhum...), boas músicas (não todas... Normal. Lamentei pelas que não passaram pra domingo).

As músicas Mais Popular, 3ª lugar e 2ª lugar foram muito bem escolhidas! Joel de Freitas Paulo finalmente teve sua linda obra reconhecida com a conquista do 2º lugar que tinha tudo pra ser PRIMEIRO!


Mas as pessoas passam, meus caros.
O que não passa é o que elas fizeram.

2 comentários:

  1. Concordo com a tua indignação Tainá, pois sei o quanto tu de doaste por esta Gauderiada. Mas infelizmente rememorar pessoas que marcaram o fortalecimento deste, que talvez seja um dos maiores festivais de música do RS, não vou entrar na questão sobre o nativismo, porque dará "muito pano para a manga", envolve questões muito mais profundas: Polit... Mas como um lanceiro da cepa caudilha de Teixeira Nunes, estive a postos para relatar isto a comunidade, através da mesa redonda feita pela rádio cidade FM, levei ao público ouvinte este lamentável fato ocorrido, com uma das pessoas que é referência em cultura gaúcha.
    Parabéns Tainá pelo teu comprometimento com a nossa cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado "Braços Unidos", muito obrigada por tuas palavras!!! E muito obrigada por ter citado o ocorrido publcamente, tendo entendido meu objetivo e minha motivação! Muito obrigada mesmo!!! Grande abraço!

      Excluir