segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Congresso de Pelotas.

Buenas povo!

Vim tecer meus comentários sobre o Congresso de Pelotas!

Por partes, ok?

CREDENCIAMENTO: Deixou falhas de novo... Infelizmente. Hoje, como integrante da Coordenadoria da 13ª, posso dizer que faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que o 60º aqui não tenha tais problemas! Sabemos que algumas coisas não competem à cidade/região que recebe o evento, mas daremos o nosso melhor!!
Quanto ao credenciamento, as filas foram longas e lentas... Não tinha como saber em qual fila se deveria estar (as orientações estavam na frente das mesas dos computadores, com um formigueiro de gente e não dava pra enxergar). Houve desencontro de informações também... Pediram aos Congressitas que saíssem das filas lá de fora pois elas eram só para Delegados Eleitores. A gurizada mudou de fila e foi pra que havia sido indicada pela senhora. Nem 5 minutos depois, um senhor chegou na fila e disse "O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO AQUI? A FILA DE VOCÊS É LÁ FORA". O pessoal explicou que tinha sido direcionado pra lá, ele disse que não, não e não. Lá voltam os peões e as prendas da fila pra fora...

LOCALIZAÇÃO: Só encontramos o local do evento pois o Patrão tinha um GPS (sério mesmo). A cidade não fora sinalizada pra orientar quem chegava de fora e conhecia pouco da região.

LOCAL: Muito bom o pavilhão! Todo mundo pode se acomodar bem, os banheiros eram amplos e estavam sendo limpos constantemente.

PLENÁRIAS e TEMPO: Achei o tempo mal distribuído. Todas as plenárias poderiam ter acontecido no sábado (levando-se em conta que ir na 6ª feira aumenta muito os custos, com hotel, alimentação...). Sábado de manhã atrasou o início e ainda assim sobrou tempo. E de tarde as coisas começaram a atrasar. Acho que, se há interesse em termos palestras, poderia ser apenas uma. Acho que são muuito válidas, mas fica bem cansativo... Podemos começar a pensar em outro momento para isso, assim como para a formatura do CFor, para as homenagens e etc. Repito: São todas válidas, mas o objetivo principal do Congresso não são as plenárias? Então deveríamos priorizar elas.

UM PESO, DUAS MEDIDAS: Não acho correto que um proponente seja o relator de sua própria proposição, seja o proponente quem for. Não acho correto que um relator tenha tempo livre para explanar sua proposição como relator enquanto todos os outros tem tempo máximo. Não acho correto que exista um peso para as pessoas "comuns" e outra medida para as pessoas... Ahn, "especiais"?

ELEIÇÃO DO DEPARTAMENTO JOVEM CENTRAL: Que dor esta eleição. Até minutos antes da votação, havia uma única chapa: Luna Conrad e Bernardo Varone (que não pode estar presente pois estava cumprindo com seus compromissos como músico do CTG Sentinela da Querência). Era a única chapa e, convenhamos, excelente chapa. Todos sabem da vivência tradicionalista dos dois e de seu histórico limpo, sem manchas, que passo-a-passo foi sendo construído com inteligência e humildade, e amadurecendo ao longo dos anos. De "surpresa", chegou uma chapa nova, no último momento... Esta que já tinha articulado seus votos. Como sabemos que já tinha feito isso? Pois várias pessoas foram para a eleição prontas para votar na outra chapa. E SE ela se apresentou apenas na hora da eleição, como que teve gente que foi sabendo que iria votar neles? Pois é... Foi lamentável. A Luna disse que não iria fazer campanha, que não era o perfil dela. Que os votos que ela recebesse fossem daqueles que conhecem o trabalho dela e sabem o que pode oferecer (muito, diga-se). Mas a votação já estava pronta e, lamentavelmente, a Luna e Bernardo (representado pela Manuela Carvalho lá) perderam esta votação. Desculpem, mas eu achei isso feio e desleal. Muito DESLEAL.

OBRA "MANUAL DO TRADICIONALISMO": Acho que este é o nome da obra. Autor: Manoelito Savaris. Proposição: Que o MTG adotasse a obra que, segundo ele, vem suprir uma lacuna que vem sido deixada nos estudos, por ser uma obra que compila todos os estudos sobre nosso Movimento com uma linguagem simples e não academicista. O autor assina uma obra que fala sobre GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INDUMENTÁRIA, FOLCLORE, TRADICIONALISMO e não lembro se tem outros itens. Um autor só parece dominar muito de todos os assuntos e sugeria que o Movimento desde já aprovasse sua obra e a adotasse. Ah, me desculpem, mas impossível ser a favor disto. E me manifestei publicamente lá (e aqui) com meus motivos pra ser contra:

1º - A obra estava sendo lançada lá no Congresso. Como nós podemos dizer que aceitamos que ela seja uma obra adotada pelo MTG se nós, tradicionalistas, ainda nem lemos esta obra? Ela deveria ser lançada e ser sugerida para adoção quem sabe no próximo ano, para que todos pudessem analisá-la e opinarem se concordam ou não com sua adoção.
2º - Por que não aproveitamos e pensamos em um evento que faça uma mesa redonda, com apresentação de trabalhos que possam ser compilados e lançarmos então uma obra feita por todos para esta sim ser utilizada como fonte do Movimento? Pois o Movimento dispõe de muitos integrantes que são historiadores, geógrafos, folcloristas, estudiosos (enfim) que poderiam colaborar muito na elaboração de uma obra deste nível. E obras feitas por pesquisadores podem ser editadas em uma linguagem acessível (pois o Senhor Savaris defendeu sua obra dizendo que tinha uma linguagem clara, enquanto algumas obras eram mto difíceis de ler para os leigos..).
Por último, e nem por isso menos importante, disse que eu não concordo que todo o nosso entendimento em história, geografia, folclore e indumentária possam ficar resumidos nas idéias de uma pessoa só.

O autor voltou ao microfone e disse que aqueles que criticam seus escritos deveriam escrever algo melhor e brindar aos tradicionalistas com a obra.
Eu venho então, publicamente, agradecer pela sugestão e contar que ela me foi muito bem aceita!
Já teci alguns contatos e estarei trabalhando nisso neste e no próximo ano! Na minha área, claro! Minha humildade me permite saber sobre o que tenho condições de falar sobre e aquilo que não compete à alguém com minha formação. Mas, de qualquer forma, muito obrigada!

Ah, votem na enquete ao lado sobre a opinião de vocês quanto sua expectativa com a obra lançada (não vale ler antes, esta é a idéia...). Pode marcar mais de uma opção, ok?

TEMA ANUAL: Foi um bom debate. Acho que a proposição vencedora era a que melhor se encaixava para o Movimento em sua situação atual. Como disse o proponente, Hélio Ferreira, o Movimento está definhando mesmo. As bases estão enfraquecidas, sem dinheiro e sem estrutura... Abraçar a família tradicionalista, é abraçar as entidades que precisam de apoio para se fortalecer! Isso sim é união... Isso sim acaba com rixas... É um longo e árduo caminho que precisamos percorrer!!! Quanto ao tema da inclusão, ele é válido também, mas as entidades não tem estrutura para abrigar um tema tão relevante. É necessário fortalecer a base, a entidade, para que ela possa realizar um trabalho real de inclusão social. Aliás, cito uma frase genial dita pelo Toni Pereira no Congresso durante o debate: "Conheço muitos alunos inseridos em escolas. Incluídos muito poucos...". Genial, gente!! Isso é verdade!! E não podemos cometer o erro de que isso venha acontecer no meio tradicionalista! Fortalecer as bases! Esse tem que ser nosso foco para podermos dar passos maiores. Parabéns ao Hélio e à Marília que fizeram frente à esta idéia!

TEMA DOS FESTEJOS FARROUPILHAS: "Nossas Riquezas" é um tema que pode ser bem explorado sim... Mas IMAGINÁRIO SOCIAL, na minha opinião, era o ouro! Nosso imaginário social é uma das nossas grandes riquezas!! Era uma forma de deixar o conhecimento histórico menos estático e mais maleável, compreendendendo as relações da sociedade, a importância das PESSOAS nos trâmites históricos... Bom, mas vamos às nossas riquezas então...


TEMA QUINQUENAL: "MTG na campanha do combate à corrupção". Exceleeente! Temos que fazer vingar!!!!


ENCONTRO DE BLOGUEIROS E TWITTEIROS: Muito boa a idéia, liderada pelo Rogério Bastos, mas perdi de acompanhar... Não sabia o horário nem o local =/

ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA: Parabéns pela aprovação conquistada que traz de volta o voto do Peão e da Prenda Estadual, em nome da Gestão, para a Convenção! Uma conquista mais que merecida!! Parabéns em especial à Joelma e à Muriel, que defenderam esta bandeira com muita inteligência, coerência e capacidade!!!

É isso, pessoal! E nunca esqueçam... O objetivo das críticas é serem sempre construtivas....
Ainda insisto pelo uso de LEITORES DE CÓDIGO DE BARRAS, já que toodo cartão tradicionalista tem um. Não pode ser pra enfeite né?? Isso auxiliaria no credenciamento de TODOS os eventos!

VAMOS MELHORAR NOSSO MOVIMENTO, TORNÁ-LO MAIS DEMOCRÁTICO E BUSCAR PELA NOSSA RAIZ.

VAMOS DEBATER COM SERIEDADE E NÃO ENTENDER AS CRÍTICAS COMO "IMPLICÂNCIA", MAS REFLETIR SOBRE ELAS E FAZER COM AS QUE AS COISAS SEJAM MAIS PURAS.

VAMOS, VAMOS, VAMOS....

Uma pequena parte do que faz valer pena...
Ah, e frente tanta coisa, vi pessoas falando sobre "O que ainda me faz estar aqui com tanta coisa errada?".

As respostas sempre são parecidas, e a minha também:
AS PESSOAS pelo qual tenho tanto apreço.

Com mais um detalhe muito relevante... Pelo meu amor ao Rio Grande do Sul, por acreditar na força social que tem (e é) a cultura.

E também porque não faço o perfil de conformista. Posso viver a dar murro em ponta de faca, mas que seja... Não vou ficar me conformando e choramingando pelos cantos, falando baixinho pra ninguém me ouvir. Vou falar de forma que alguém me escute, me dar razão é apenas uma opção. E aí vem aqueles que me chamam de "polêmica", mas não se preocupem, me chamam disso desde que eu era criança, quando eu questionava as ações da Diretoria dos colégios em que eu estudei. Fui de Grêmio Estudantil e me envolvi politicamente na vida do meu mundo...

Nunca tive poderes pra mudar a realidade da minha cidade, do meu Estado ou do meu País, mas daquilo que esteve ao meu alcance eu consegui. E seguirei, pelo menos tentando.

9 comentários:

  1. Oi, Tainá!
    Pois é... Como você vai aprovar uma coisa, ou qualquer coisa, com base na fama do autor ou sem ler a tal obra?
    Sei lá... Tá valendo a máxima do Bairrista, de que aqui se encontram as melhores pessoas dos mundo nas melhores coisas do mundo...

    Ah, saíram as datas e locais do ENART?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha nossa, eu cada vez fico mais apavorado.
    Eu juro que não queria comentar certas coisas que você relatou, mas é impossível me conter.
    No 36º Congresso, realizado em Pelotas, a cidade viveu intesamente o evento, pena que dessa vez não tenha sido assim.
    Problemas de estrutura dos congressos podem ser resolvidos, mas infelizmente os organizadores (local e do MTG) não escutam as pessoas que vivem os congressos e o Movimento desde os velhos tempos. E como costumo dizer, eu participo desse Movimento e de Congressos a tanto tempo, e posso provar através de atas e de certificados, que fico apavorado quando alguns desses nossos "líderes" atuais falam que estão no Movimento a tanto tempo e eu nunca via eles nesses lugares. hahahahaahhahahahhaha
    Como disse o próprio Manoelito, numa conversa junto com o Fabio Mattos, de que o MTG é dividido em fases e que eu e a Dinara somos a primeira fase após a fase de criação do 35CTG. hahahahhahahahahaa
    Sobre o Departamento Jovem é lamentável saber que houve isso na eleição, mas acredito que é passível de anulação. Sugiro que procurem o Fabio Mattos e o Diego Girelli prá conversar sobre as questões mais técnicas e jurídicas.
    Sobre o livro eu prefiro não falar pois vão dizer que tenho diferenças com o Manoelito e por isso estou criticando. Mas só quero dizer que para reestudar o Manual de Danças e criar o Manuela de Indumentárias foi necessário reunir grupos de pessoas para fazer este estudo. No entanto, para compilar tantas informações sobre tantos assuntos um "único" ser foi capaz de fazê-lo sem problemas, e o MTG e aqueles que votaram a favor da proposição o aprovaram sem ler nenhuma linha. Fica a pergunta para quem votou favorável: "como irão justificar se estiver faltando algo, e este algo cair nas provas?????????"
    Quero aproveitar para parabenizar o Helio Ferreira por sua proposta para o tema anual.
    E dizer a minha amiga Tainá que continuo acreditando, como já escrevi tantas vezes, numa grande mudança, numa grande trasnformação, numa nova consciência tradicionalista, e na volta aos tempos em que os tradicionalistas participavam e davam o brilho nos congressos. "Palavras bonitas enchem os ouvidos daqueles que não sabem nada, mas palavras verdadeiras assustam tanto que ninguém quer ouví-las."
    Parabéns pela sua coragem e luta, e saiba que pode contar sempre com este amigo velho.

    ResponderExcluir
  3. Neimar, sempre me resta apenas agradecer!! Volta sim pra lida, precisamos muito de ti!! Vamos fazer valer, vai dar certo!! Precisamos continuar com fé e coragem. E quanto aos teus relatos, eles falam por si!!!!
    Abração!!

    ResponderExcluir
  4. Tainá.

    Sou proprietário do Blog do Léo Ribeiro (blogdoleoribeiro.blogspot.com) e lo creio que nossas ânsias por um tradicionalismo autêntico e sem dono, se mesclam. Parabéns pela tua brilhante postagem em relação ao Congresso. Gostaria, se tu me permitires, de transcrevê-la em meu blog. Gostaria mais: que pudesse adicionar teu blog em meu link de "Parceiros Culturais".

    Fraterno abraço e sucesso em tua labuta em prol de nossos costumes mais puros.

    Léo Ribeiro

    ResponderExcluir
  5. Olá Léo!! Nossa, com certeza pode, aliás, será um honra!!! Obrigada pelas tuas palavras aqui!! Preciso começar a linkar blogs que tenham nossa mesma causa para divulgá-los também!!! Mil gracias pelas palavras e vamos, juntos, buscar por este bem que tanto nos move!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ola Taina ...

    Realmente sonhamos com a verdadeira essencia do Tradicionalismo e buscamos os mesmos objetivos .Fico ansiosa pelo teu trabalho Tenho certeza que sera muito bom !

    Marilia Dornelles

    ResponderExcluir
  7. Sim, Marília, temos sonhos em comum e sei que iremos realizá-los! Com esforço, coragem e dedicação chegaremos lá com o tempo!
    O trabalho deverá demorar pelo menos um ou dois anos, pra que venha ao mundo de forma amadurecida!! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Tainá!
    Primeiro gostaria sim de te parabenizar pela tua coragem, e pelo esforço. Mas quero comentar mais além disso que notei não só nessa postagem quanto em algumas outras que vi em teu blog, muitos dos erros que tu citastes não é culpa do MTG e nem da diretoria as vezes uma má organização na própria entidade que está sediando pode ser a causa. Eu já fui prenda do estado e sei bem como isso funciona. Te digo que para mudar o MTG não precisas ser polêmica e nem querer banir tudo, basta ter cautela e aos poucos ir mudando, porque os jovens realmente não tem força no movimento, mas gradativamente vem tentando ter mais força. Acredito nas tuas ideias e que as prendas tem que participarem mais nas decisões, mas não é desse jeito que conseguiremos alguma coisa, temos que lutar e conseguir mostrar que temos ideias boas e não somente discordar do que os outros propõem. Espero que tenha entendido o sentido do meu comentário! Não é uma crítica, pelo contrário apoio tuas ideias, mas acho que devem ser expostas de outro jeito. Um Beijo! Muito Sucesso

    Kelem Freitas Duarte
    www.nodia-a-dia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelem querida!

      Mais uma vez, obrigada por vir aqui participar! O mais importante é que todos possam refletir!!

      Entendo perfeitamente tua posição! Algumas pessoas acham que não devem comentar aqui por discordarem, mas não é o caso... Vamos todos pensar juntos, eu mesma posso mudar de opinião se alguém me mostrar algo diferente do que eu penso e eu entender como algo que faz sentido!!

      Eu concordo que existam formas e formas de se dizer as coisas, mas acho que nosso Movimento está em uma fase de caos - tanto estrutural como ideológico -, que o falar precisa sim ser enfático e direto. Acho que não podemos mais nos abster ou tratar as coisas de forma sutil, pois elas não são sutis, são graves e interferem na vida de milhares de pessoas.

      Com relação aos eventos estaduais, sabemos que existem muitos cuidados por parte da entidade/cidade/região que o recebe, mas o MTG deve ter absoluta responsabilidade pelo evento por ser seu promotor.

      Acho que devemos sim polemizar, pois as pessoas precisam refletir sobre os caminhos do Movimento.

      Concordo muito contigo no que tu diz da juventude. Não vejo que a juventude realmente tenha espaço... Vejo apenas brechas moldadas para aquilo que for conveniente ao Conselho Diretor. Mas acho que a conquista, mesmo sendo gradativa, tem que ser forte, direta e polêmica, se for o caso.

      No más, claro que entendo o sentido do teu comentário e se sinta a vontade sempre que quiser vir aqui e expor tua opinião! Vivemos num mundo de pessoas diferentes, não é?! Cada um tem sua forma de agir e entender as coisas, e não precisamos todos seguirmos uma mesma linha!

      Um grande beijo pra ti, te admiro muito!!

      Excluir