segunda-feira, 6 de junho de 2011

Entrevista Sandro Nicoloso - Portal MTG.

Eu sou uma fã declarada do Sandro e da Lupi! Hoje vi a entrevista dele pro Portal MTG e tenho ainda mais orgulho de dizer que faço parte de um grupo de danças instruído por eles. Copiei aqui no blog a entrevista e marquei indiscretamente algumas partes muito boas e que eu assino embaixo, hehe!!!

Parabéns Sandro!
Fonte: http://www.portalmtg.com.br/noticia/entrevista-com-sandro-nicoloso

"O Portal MTG, dando continuidade à série de entrevistas com instrutores, posteiros e professores pelo Rio Grande do Sul, traz para a esta charla Sandro Nicoloso Oliveira, 46 anos, nascido e criado em Santa Maria. Acompanhe nossa prosa:
Portal Quando começastes no tradicionalismo e quando começastes esta belíssima carreira de instrutor de danças?
Nicoloso - Bueno, era maio de 1981 na Escola João Belém. Sob a instrução da professora de Educação Artística Itajira Biacchi, literalmente comecei meus primeiros passos. Foi o primeiro contato com este mundo - digo “mundo” pois minha formação familiar, embora sendo ligada a música, nada tinha ver com cultura artística  gaúcha, mas sim italiana.
Ao acompanhar amigos nos eventos relacionados a dança gaúcha, fui descobrindo um gosto ilimitado pelo mundo gaúcho.
Após essa descoberta, fui parar não sei como no D.T.C.E. ATIRADOR ESPORTIVO, clube da cidade que estava formando um departamento artístico. E esse gaúcho, já tomado pelo gosto das danças e festivais, abraçava a participação em rodeios e o FESTIVAL DO MOBRAL (é Rogério, eu dancei no Festival do Mobral...).
Ao findar esse grupo no departamento artístico do Clube Esportivo, onde tínhamos por instrutor e amigo o gaúcho Albino Becker, hoje residente em Brasília, mudei-me de bairro. Fui convidado para integrar um novo grupo que se formava dentro do CPF Piá do Sul e trazia para comandar este trabalho o tão afamado Coreógrafo e Instrutor Pedro Pedroso.
Dali a imersão no sentimento gaúcho foi infindável, pois  recebemos o maior presente e resultado que um grupo poderia almejar: o aplauso incontido do público em reconhecimento ao trabalho realizado. Então ficamos conhecidos como o grupo da BANDEIRA, que este ano completa 21 anos.
No outro ano o grupo tornou-se GRUPO TANGARÁ CANTO E DANÇA, este já com pesquisas de folclores latino americanos, vivências de muitas viagens e  muitos dançares que contribuíram para a minha formação.
Meu primeiro grupo como instrutor foi o CTG Vaqueanos, da cidade de Restinga Seca, perto de Santa Maria. Mas não posso deixar de citar aqueles que deram crédito a este peão, como: Ponche Verde CTG (Santa Maria); CTG Sinuelo do Pago (Uruguaiana); CTG Aldeia Farroupilha (Farroupilha); CTG Campo dos Bugres (Caxias do Sul); CTG Adaga Velha (Rosário do Sul); CTG Sentinela da Querência (Santa Maria); CTG Estância Gaúcha do Planalto (Brasília-DF); CTG Sentinela da Tradição (Lucas do Rio Verde-MT); CPF Piá do Sul; CTG Francisco Casaline; CTG Os Gaudérios; e a grandes amigos que optaram em realizar um trabalho junto comigo entre eles: Douglas Gauchão (Foz do Iguaçu- PR); Luizinho Portes (Campo Grande-MS).
E gracias à todos que confiaram seus grupos e trabalhos a minha participação.
Portal Que grupos trabalhas hoje?
Nicoloso - Sou instrutor do DTG Noel Guarany da UFSM; GAN Vaqueanos da Tradição de Soledade com Daniel Telo; DC Alma Gaúcha de Dom Pedrito juntamente com  Diego, Tiago, Bruna e Fabiele CTG Rodeio de Encruzilhada; DTG Estância Velha, estes dois na parceria do Anderson Santos.
PortalDos grupos trabalhados, destaque passagens interessantes que marcaram sua vida.
Nicoloso - Bueno, não tem como esquecer lá no início, com o Grupo Tangará Canto e Dança (dançarino), a emoção de ser reconhecido pelo público e aplaudido de pé por todos no antigo Fegart/88. Indescritível a sensação!
Quando no Fegart/ 97, com o CTG Aldeia Farroupilha, passar pela primeira vez para a final em Santa Cruz do Sul, grande momento e gracias aos dançarinos que fizeram parte daquele sonho.
Em  2001 no Fenart em Brasília, ser vice-campeão de danças com o CTG Estância Gaúcha do Planalto, tinha gosto de superação.
No ano seguinte 2002, o tão sonhado primeiro lugar de danças no Estadual em Brasília. Tudo corria contra, mas novamente a união daqueles dançarinos foi maior.
No ano 2007, o 3º lugar no Enart com o CPF Piá do Sul, foi a certeza que a determinação vale a pena sempre. Orgulho-me daquele trabalho e dos que ali estiveram conosco.
Em 2007 e 2008, ter auxiliado na conquista dos títulos do grupo juvenil do CPF Piá do Sul no Juvenart.
Nunca esquecendo que nosso caminho não foi trilhado somente por  conquistas, também por momentos tristes com perdas de amigos que lutavam pela mesma causa.

PortalNa função de instrutor, não seria interessante ser trabalhadas outras questões que não só a dança?
Nicoloso - Sim, nos dias de hoje temos uma grande concorrência a  “massificação conceitual”. Ela nos leva a conceitos já prontos ou estudados e direcionados, tornando nossos  jovens  papagaios destes “estudos”.

Temos sim o dever de levar a teoria e o debate a eles, para que  o absorvam e aí sim construam seus próprios conceitos.

Hoje os grupos participam de cursos em que são instituídos argumentos estudados e tornados corretos e por muitas vezes não se importam em saber o que mais sobre o assunto.

Nossa dança  é  parte de um todo da nossa cultura, ela não é o todo.

Portal Por que não são trabalhadas?
Nicoloso - Olha, não sei os demais colegas, mas procuro muitas vezes inserir parte destes debates dentro das salas de dança. Temos uma procura imediata por resultados, por uma melhor performance nos concursos, pois se nós instrutores não proporcionarmos resultados positivos, somos tachados de ineficientes e que ficamos nos preocupando com estes detalhes que “não são avaliados nos rodeios durante as danças”.

Fica então uma luta constante entre o que se tem que divulgar e o imediatismo dos resultados.

Portal Por que, na tua opinião, é tão difícil se chegar a um consenso quando se trata de danças tradicionais?

Nicoloso - Acredito que por um motivo bem simples: INTERESSE PROFISSIONAL. E isso é natural, deixo bem claro. Não estou contra, é apenas uma constatação. Cada um, como se diz, “puxa a lenha pro seu assado”. Não estou falando nada de anormal, bem pelo contrário. Somos seres competitivos e não ensaiamos por ensaiar, queremos sempre mais.

Portal Achastes importante a força “B” no ENART e nos rodeios? E a transmissão via internet?

Nicoloso - Excelente esta força B. Agora precisamos que as autoridades lhe dêem valor necessário e que organizem pequenos detalhes na sua operação, pois nela também é investido muito suor, verbas e sonhos.


A transmissão é algo necessário e de vital importância ao festival e a nossa cultura, por se propor a divulgar e levar além das fronteiras nossas tradições.
PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM ESTE PROJETO!

Portal O que tu sugere como motivador para os grupos que estão se preparando pra concorrer em rodeios ou mesmo no ENART?

NicolosoPrimeiro quero dizer que devemos ter nas danças um instrumento de motivação para essa geração de jovens com seus anseios e sonhos, ensinando por meio desses grupos a disciplina, a organização de metas e a superação contínua do ser humano.


Lembrar que um rodeio e um Enart são parte de nossa história e não podem ser elementos desmotivadores ou  incentivadores da vaidade desmedida.

Nem sempre ganhamos, nem sempre perdemos, mas o respeito ao próximo deve sempre imperar.
        
Agradeço a Deus pela saúde e pela família que tenho. Gostaria de agradecer sempre a pessoa de minha esposa, instrutora e coreógrafa Luciana Fagundes, que sempre me acompanhou, dividindo as conquistas e derrotas, sempre de forma positiva e corajosa. A ti, Luciana, e a meus filhos Ícaro e Aquiles, fica meu agradecimento pela parceria pela arte.

Rogério Bastos para Portal MTG."



FEITO!

4 comentários:

  1. uma correção, é GAN Vaqueanos da Cultura, e não da Tradição!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Nicoloso, ele é um grande instrutor.
    por: Maini Dornelles

    ResponderExcluir
  3. grande nicoloso tu é o cara sempre com uma visão ampla dasc oisas parabens mano véio!!!!!!!!!!!!!
    anderson santos

    ResponderExcluir
  4. pelas frase meu amigo nicoloso um abraço
    nildo

    ResponderExcluir