Minha resposta foi: O DTG é a melhor vida que a escolheu pra viver.
Pois nele, depositamos tantos anseios, não apenas culturais, mas da vida da gente... E partilhamos disso tudo na volta dum mate, numa volta de ensaio 1 ou 2 ou 3 horas da madrugada, numa viagem por aí...
E nos tornamos irmãos, aqueles que a gente escolhe pra viver ao lado.
2010 foi um ano bonito, mas não um ano fácil.
E eu tive ainda mais certeza... Ás vezes a gente acha que perdeu algo de valor, mas o valor, na verdade, está sempre ao nosso redor. E então, recebi esta homenagem deles (já falei dela em outro post). A autoria do texto é do nosso poeta Juliano Santos, assinado embaixo pelos demais, e literalmente assinados na Bandeira do Rio Grande do Sul com que eles me presentearam.
Obrigada por tudo, Guaranys...
E eis meu presente, nestas palavras.
De fato... O DTG é a melhor vida que a gente escolheu pra viver...
"As minhas cartas
não vieram marcadas para o jogo,
mas eu peguei na brasa e comi fogo
e me lambi do suor para consolo.
O meu caminho, que encontrei tapado
eu fui abrindo a foice e a machado,
e se algum dia eu levantei telhado
eu amassei com os pés o meu tijolo."
O Antônio Augusto não te conheceu, Tainá, mas certamente estes versos foram feitos para você. Pois só nós sabemos o quanto você lutou para a realização do teu sonho, os caminhos que você abriu a foice e a machado, e dos tantos tijolos que amassou com os próprios pés!
(Desde aquela noite no Restaurante Augusto até os dias de hoje...)
Foram algumas peleias não?? Mas como tudo vale a pena quando a alma não é pequena, você lutou, insistiu, se estressou, virou prenda da 13ª RT e por muito pouco não foi nossa Prenda Estadual.
Mas nem por isso deixou de honrar nossa bandeira, ideais e costumes do nosso Rio Grande do Sul, e principalmente, o nome do Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany.
Tu que é uma das mais antigas do grupo, tornou-se referência para tantos outros que vieram depois, muitas vezes foi mãe puxando a orelha de alguém, amiga nas inúmeras situações, cabeleireira nas viagens e concursos, e para alguns você é quase um guri lembra?? E se der tudo certo será ainda uma grande compositora de funk!!
Tainá na língua tupi significa estrela, e não podia ser diferente pois estrela tem luz própria, brilha mesmo quando todo o resto está no escuro. Sem falar nas estrelas cadentes, que o próprio nome já diz, caem... E você veio cair aqui no céu da família Guarany. Família de amigos, de irmãos, amores, e de brigas também.....Afinal são estes sentimentos que nos dão todo o sabor da vida e a razão de nossa existência.
Todos passamos por dificuldades, principalmente por estarmos longe de nossas famílias verdadeiras, mas graças a Deus que há quase cinco anos temos um outro ombro para nos apoiar. Em 2005 quando fundamos este DTG não tínhamos a mínima noção do quanto aquele simples ato iria influenciar em nossas vidas...pensamentos....atitudes...
E você, Tainá é uma peça importante em nosso quebra cabeça! Continue assim, uma guria de peripécias mas também uma mulher de atitudes fortes, não deixe que nada impeça tua caminhada, continue lutando para a realização dos teus sonhos. E daqui algum tempo conte para teus netos de uma gurizada que você conheceu no tempo da universidade, que usavam roupas defasadas, falavam de um jeito estranho, mas que acreditavam no que era certo e, principalmente, amavam o que faziam.
Obrigado por fazer parte de nossas vidas , um abraço da FAMÍLIA GUARANY!
Eu que digo... Obrigada, eternamente, muito obrigada...
Por me darem a melhor vida que eu escolhi pra viver.
Ass.: Ricardo Luis Corrêa
ResponderExcluirFamília que eu tanto sinto saudade, e que eu não troco por NENHUMA outra "família"/entidade por aí!!!
ResponderExcluirVcs são feraaaaaa!
Lindo o que escreveram, e eu concordo.. Tu sabe e já te disse!!!!!!
Tu luta muito sempre, com coragem, e não tá nem aí pros outros, apenas se firma no que tu pensa e sonha e luta por isso!
Não tem outro lugar pra ti, melhor do que na História!!!
BEIJÃO