domingo, 29 de setembro de 2013

Questões de provas do MTG - Análise e reflexão [4]

4ª análise!

>> Pra que não acompanhou, este post é o 4º em sequência à este:http://tainavalenzuela.blogspot.com.br/2013/09/questoes-de-provas-do-mtg-analise-e.html

Essa é curtinha, mas é carregada da velha e ultrapassada corrente Positivista que trucida a história, a cultura e todos os seus agentes.

"Ano de 2012 – Concurso de Peões – Fase Regional, categoria Adulto.

Questão 6 – As Missões, depois da expulsão dos jesuítas, entraram em decadência. A ação sobre as Missões para sua anexação ao território brasileiro foi liderado por:
Gabarito: d) Rafael Pinto Bandeira.

            Primeiramente, o objetivo ao qual a questão se refere é o de anexar a região das Missões ao território de posse portuguesa, e não ao Brasil. A questão dá a sensação de existência de uma nação brasileira em lutas territoriais. Mas, mesmo que o concorrente fizesse esta reflexão, ela seria desnecessária. O objetivo da questão é destacar uma figura individual, Rafael Pinto Bandeira, que, se destaca na questão como agente de um “grande feito”. Desconsideram-se aqui as mazelas vividas pelos guaranis-missioneiros e ainda, dá a entender que a decadência das Missões ocorreu devido a expulsão dos jesuítas, e não em função da guerra que trucidara milhares de missioneiros."


E eu repito: É esta história que queremos reproduzir???

Um comentário:

  1. Concordo perfeitamente guria. A pergunta, como se diz no linguajar gauchescos está 'sem pé nem cabeça'. Creio que foi elaborada por algum descendente do Moisés Velhinho...ehehehehehe

    ResponderExcluir