sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Questões de provas do MTG - Análise e reflexão [2]

Vamos mais uma?

Pra que não acompanhou, este post é em sequência à este:
http://tainavalenzuela.blogspot.com.br/2013/09/questoes-de-provas-do-mtg-analise-e.html

Tudo explicadinho ali!

Ah... Meu objetivo: COLABORAR.
Se tiver dúvidas, pergunte-me como!

"Concurso de Prendas – Fase Regional, categoria Adulta.

Questão 7 – Em 1619, os paulistas e luso-brasileiros, em forma de bandeiras, declararam guerra aos jesuítas. Motivos que levaram a vinda dos jesuítas para o Rio Grande do Sul:
I – Fugir da ação dos bandeirantes em Guaíra.
II – Jesuítas tinham a intenção de cristianizar os indígenas.
III – Os jesuítas queriam atender os interesses dos colonizadores.
IV – Os índios não aceitavam o comando dos bandeirantes.
Estão corretas:
Gabarito: b) Somente 1, 2 e 4 estão corretas.

Esta questão é oriunda das últimas provas aplicadas pelo MTG até o momento, no concurso regional do dia 29 de junho de 2013. Inicialmente, a questão diz que os jesuítas vieram para o Rio Grande do Sul no ano de 1619. Mas não há “Rio Grande do Sul” no ano de 1619. O termo está totalmente mal empregado. Lembrando que, segundo as obras do próprio MTG, o RS é concebido, como território e povoação, apenas em 1737, com a ação portuguesa na fundação do Forte Jesus-Maria-José.

Percebemos que os erros encontrados em questões de anos atrás se repetem: a falta de nexo da pergunta para com as alternativas. Vejamos: na número II diz que os jesuítas queriam cristianizar os indígenas, mas se tomarmos isso como um puro “motivo” que leva a vinda deles aos Sul, estaremos desconsiderando que este fora um dos motivos que o trouxeram para a América. Migrar dentro do continente se fez uma necessidade de sobrevivência e de consolidação da proposta colonizadora. Ainda, na alternativa III, vemos que os “jesuítas atendiam interesses dos colonizadores”. Pensemos: os jesuítas eram colonizadores. Sendo assim, a frase nos diz que os jesuítas atendiam os próprios interesses, o que seria lógico. Acredito que a ideia da questão seria questionar se é correto afirmar que a ação dos jesuítas na América atendia ao interesse das Coroas que promoviam a conquista do continente, e aí sim teríamos uma alternativa bem fundamentada.

            Na alternativa IV diz que os índios não aceitavam o comando dos bandeirantes. Primeiro pergunto: Porque esta frase se encontra como alternativa em uma questão que quer saber os motivos que levaram os jesuítas a irem mais para o Sul da América? Temos então uma questão de alternativas que não se relacionam com a pergunta e são dadas como “corretas”. Ainda, se desconsiderarmos a pergunta e analisarmos apenas a frase, que é dada como correta (nota-se que, possivelmente, ocorreu um recorte de parágrafos de livros que perdem o sentido fora de seu contexto), ela ainda está equivocada, pois dá a entender que os bandeirantes exerciam algum poder sobre os indígenas e estes os “desobedeciam”. A frase é vaga, não permite analisar a situação do indígena que estava sendo aprisionado para o trabalho forçado e que buscava livrar-se deste aprisionamento e manter o modo de vida que conhecia antes da chegada do europeu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário