sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Esclarecimentos - CTG Ronda Charrua

Recebi um e-mail muito gentil do pessoal do Ronda, que, além de fazer alguns esclarecimentos, provaram que o bom senso e a boa educação fazem bem. Pra todos..

Eles me enviaram esclarecimentos sobre os 2 pontos que tratei sobre eles:
A cor das pilchas e o período histórico.

Sobre a pilcha:
"Estivemos 3 vezes com o responsável, o qual sempre nos recebeu com muita cordialidade. Na primeira visita, levamos um protótipo do traje tanto feminino quanto masculino (...), o feminino era composto por saia, 4 tipos de camisa, faixa para a cintura, jaleco e ramos de flores e tentos para os cabelos. O masculino era composto por 3 tipos de camisa, braga, chiripa saia, lenço, faixa, cinto, botas garrão e colete de couro com pelos. Todo o nosso traje foi aceito, exceto as flores e os tentos no cabelo e o jaleco das prendas. E apenas uma observação referente aos coletes, que tinham que ser costurados a mão. Na ocasião falamos que os trajes seriam tingidos ao natural, mas o mesmo falou que deveríamos tingir industrialmente, afinal, estamos em 2011, apenas nos falou as cores que ele queria que fosse utilizados..."

Sobre a data (o que foi uma pena que não fora explicado, achei a idéia muito legal mesmo!!!!):
"Colocamos uma data aleatória para que não representasse nenhuma das revoltas sofridas no estado... Queríamos homenagear a todos os homens que lutaram e a todas as mulheres que sofriam a solidão e saudade de seus maridos... Colocamos mais 1811 para condizer com 2011, mas não queríamos nos referir a nenhuma guerra em especial... Sei que nessa mancamos em não explicar, e ferir de certa forma a história do RS, mas a ideia era de não homenagear a ninguém em especial..."

Isso aí!
Obrigada ao pessoal do Ronda pela forma gentil como expuseram seu material!
Espero ajudar também aos que tiveram as mesmas dúvidas que eu para que possam esclarecê-las aqui ;)

Beijos!

Um comentário:

  1. Aeee duvidas enfim esclarecidas!
    Que bom que o pessoal do Ronda tem essa consciência de entender idéias e opiniões alheias!
    É isso aí gurisada!

    ResponderExcluir