sábado, 28 de setembro de 2013

Questões de provas do MTG - Análise e reflexão [3]

3ª análise!

>>> Pra que não acompanhou, este post é o 3º em sequência à este:http://tainavalenzuela.blogspot.com.br/2013/09/questoes-de-provas-do-mtg-analise-e.html




"Ano de 2010 – Concurso de Prendas – Fase Estadual, categoria Adulta.

            Em função da conquista do concurso regional de 2009, também desenvolvi esta prova, concorrendo à Prenda Estadual. Fiquei em 9º lugar entre as 20 concorrentes. Um dos meus piores desempenhos no concurso foi, justamente, na prova de história. Além de ter tido a 3ª pior prova artística e nunca ter visto minhas planilhas, que desapareceram, claro. 

Questão 8 – Das afirmações abaixo, está INCORRETA:
A – A primeira fase da Guerra Guaranítica iniciou em março de 1754.
B – Os indígenas comandados por Sepé Tiarajú incendiaram a povoação de Santo Antônio e hostilizaram as forças reunidas sem estabelecer combate direto.
C – O Tratado de Madrid foi anulado e substituído pelo Tratado de Santo Idelfonso pelo Rei Fernando VI.
D – Com o Tratado de Madrid houve a formação de um Exército Luso Espanhol com o fim de implantar as partes acordadas entre as duas coroas.
Gabarito: c.

Esta foi uma das questões que acertei, pois, entre meus conhecimentos, eu já havia decorado os nomes e a sequência dos tratados que envolvem a história do RS para saber que o tratado que anulara o de Madrid foi o de El Pardo, e não o de Santo Ildefonso (vejam que grafia se encontra errada na questão, onde está “Idelfonso”, são dezenas de erros de digitação, ou grafia... Ou conhecimento mesmo). A questão foi mal escrita, deixando-a confusa e limitando o conhecimento aos nomes dos Tratados estabelecidos entre Portugal e Espanha.

Confesso que tentei reescrever as alternativas B e D e encontro nisto muita dificuldade. O que significa “hostilizam as forças reunidas”? Que seriam as forças reunidas contra as quais não se estabeleceu combate direto? A frase aparece vaga e sem lógica. Provavelmente, o trecho provém de algum parágrafo de livro, só que, deslocado do parágrafo original, ficara sem nexo.


Já a letra D, se for lida isoladamente, também é uma frase sem nexo. O que significaria “formar um exército para implantar as partes”? A frase poderia ter sido elaborada de várias outras formas, como por exemplo, que o exército formado visava consolidar o acordo feito entre as partes envolvidas, no caso, as duas coroas."


Mais um mate...

Nenhum comentário:

Postar um comentário